A relação entre o dólar e o preço das passagens aéreas possui forte ligação pois depende diretamente do valor que a moeda é cotada no país.
Os Estados Unidos utilizam o dólar como a moeda oficial do país, além de ser usada dentro de todo o território americano ela é a moeda principal entre negociações e também é a mais valorizada em todo o mundo.
As empresas de turismo também utilizam o dólar como moeda de referência para oferecer seus produtos, assim, o preço de uma passagem aérea pode variar de acordo com o horário e do dia que se procura.
Em relação ao Brasil o dólar encontra-se em alta nos últimos anos, levando a um aumento constante dos preços das passagens aéreas, o que pode dificultar o acesso de grande parte da população brasileira aos voos internacionais.
Como interpretar a relação entre o dólar e o preço das passagens aéreas
A economia atual do pais tem grande influência no valor cotado do dólar. Crises econômicas e na política podem interferir negativamente nas taxas de câmbio.
O sistema de câmbio flutuante é utilizado como estratégia de alguns países, inclusive o Brasil, e existem vários fatores que podem interferir como: a taxa de investimento de capital estrangeiro, o fluxo de turistas que circulam no país estão diretamente relacionados com o valor diário em que o dólar é comercializado.
O sistema de oferta e demanda contribui bastante com a oscilação da cotação durante o dia, quanto maior a procura por reservas internacionais da moeda, menor será o valor negociado da moeda e assim também acontece com o contrário.
As empresas de transporte aéreo procuram sempre um equilíbrio sobre os seus valores. A partir da procura de clientes eles tendem a aumentar ou diminuir o valor de cada passagem aérea. Porem se os preços estiverem altos e não estiver tendo saída a empresa procura reduzir os valores para uma maior adesão dos clientes e, assim, conseguir lotar todas as poltronas disponíveis.
Conheça as estratégias para se comprar passagens aéreas mais baratas
- Comprar as passagens para horários com menos procura: horários entre as 10:00 da manhã e 15:00 da tarde tendem a ser mais caros pois possuem maior procura;
- Ficar atento nas variações do valor do dólar durante o dia;
- Comprar as passagens com cerca de 30 a 60 dias de antecedência;
- Evitar comprar passagens aéreas em épocas de grande procura, como no caso das férias;
- Observar as escalas que voo prevê; viagem com mais escalas tendem a custar mais caro;
- Evitar remarcar a data da viagem, pois pode gerar taxas extras;
- O tipo de serviço oferecido a bordo, primeira classe e serviços especiais como excesso de bagagens tendem a encarecer a viagem;
- Comparar os preços com outras empresas.
Fazendo melhores escolhas
Para quem tem a intenção ou já está programando a próxima de viagem de férias é necessário planejamento e paciência para pesquisar os melhores valores e condições para realiza-la.
- Saiba qual é a hora certa para comprar passagens aéreas
- Pacotes de viagem para África
- Seguro viagem quanto custa?
- Como fazer seguro viagem
- O que conhecer na Rússia
Ficar atento ao atual momento econômico do país, as oscilações e previsões sobre a relação entre o dólar e o preço das passagens aéreas é fundamental para se realizar uma boa compra.
Estar atento também as ofertas e condições oferecidas pela empresa, assim como, a disponibilidade de lugares vagos, ajudam na melhor negociação e consequentemente uma compra mais vantajosa para o cliente e para a companhia aérea.
Nos países com economias mais estáveis esta diferença não é tão notada, já nos países em desenvolvimento e de economia instável é preciso realizar pesquisa para conseguir garantir um preço menor.
Sendo assim, o valor do a relação entre o dólar e o valor das passagens aéreas, é principalmente nos voos internacionais. Para que você possa ter mais segurança na hora de viajar, uma boa alternativa, é ter a Real Seguros de viagem te ajudando a conseguir as melhores opções em seguro, e deixando a sua viagem ainda mais completa.