Condições Gerais Seguro Viagem

0
108

O seguro de viagem é um item muito importante na lista de planejamento de uma viagem. Ao contratar esse serviço é importante ler com atenção a apólice do seu seguro, assim como as condições gerais seguro viagem para ter uma viagem segura.

Dentro das apólices de seguro viagem, existem cláusulas contratuais, mais conhecidas como condições gerais seguro viagem, que determinam os deveres e direitos do segurador e da seguradora. Esses termos são comuns em todas as modalidades de plano de seguro viagem.

Através das condições gerais seguro viagem você poderá se inteirar sobre seus direitos como segurado, assim como o limite de capital assegurado no contrato para cada cobertura na apólice de seguros.

Condições gerais seguro viagem: objetivo do seguro

O objetivo do seguro viagem é garantir a pessoa que contratou este serviço, o pagamento da indenização dos prejuízos, causados por perdas ou danos aos bens do contratante, desde que os mesmos sejam comprovados.

As condições gerais seguro viagem determinam que a restituição do valor gasto, só será efetiva caso os danos tenham acontecido dentro do tempo e local determinado na apólice. Considerando também o limite de cobertura estabelecido no contrato do seguro de viagem.

Vale ressaltar que o seguro não garante proteção para indivíduos que residam no exterior. O seguro de viagem tem como objetivo o amparo apenas para turistas ou estudantes com permanência de até 365 dias fora do Brasil.

Quando eu posso ou não acionar o seguro viagem?

Existem algumas normas estabelecidas nas condições gerais seguro viagem que indicam quais são os direitos dos segurados em caso da ocorrência de algum imprevisto. Mas a dúvida é, quando posso acionar o seguro de viagem? saber quais as situações que dará o direito de amparo do seguro é primordial.

É considerado um acidente pessoal um evento que é caracterizado por ser causado por ações externas involuntárias, que originaram alguma lesão física, podendo ter como consequência a morte ou invalidez, seja permanente ou parcial e que torne preciso um tratamento médico. Alguns exemplos, são:

  • Acidentes causados pela temperatura do local, ou alguma influência atmosférica,
  • Acidentes causados por sequestro ou tentativa de sequestro,
  • Suicido ou a tentativa de suicídio, é também considerado um acidente pessoal,
  • Acidentes causados por fraturas, ou luxações, que consequentemente modificaram a anatomia do segurado ou o vigor da coluna vertebral.

Não são incluídas dentro da cobertura de seguro de viagem, acidentes causados por tratamento clinico ou cirúrgico, lesões causadas por um esforço repetitivo, doenças, com exceção de infecção ou embolias causadas por algum ferimento em decorrência de um acidente.

Condições gerais seguro viagem: Até quando vale o seguro?

O tempo de vigência da cobertura será determinada e fixada na apólice do seguro de viagem contratado. Você deverá solicitar essas informações de forma mais detalhada a seguradora. O início da cobertura será determinado nos seguintes casos:

  • Viagem nacional: a cobertura começará a contar a partir do embarque do segurado, seja por meio terrestre ou qualquer outro tipo de transporte.
  • Viagem internacional aérea e marítima: assim que o assegurado passar pela Polícia Federal, a cobertura já estará em vigor.

Já o término da vigência do plano de seguro, também poderá variar conforme o transporte escolhido pelo segurado, e será determinado de acordo com as seguintes situações:

  • Viagem nacional: a cobertura terá seu termino no momento de desembarque na cidade de origem do segurado. Esse termo é independente do meio de transporte escolhido pelo segurado.
  • Viagem internacional: em viagens aéreas ou marítimas, o término será determinado assim que o segurado passar pela Policia Federal.

Plano de coberturas

As seguradoras oferecem dois tipos de planos de coberturas para seguro viagem. São oferecidas as coberturas básicas e adicionais. Algumas coberturas assistência medica, translado do corpo, regresso sanitário e translado médico, são obrigatórias para viagens internacionais.

As coberturas adicionais ficam a critério do segurado, ele poderá escolher de acordo com as suas necessidades. É importante antes de fechar um contrato com a seguradora ler e entender as condições gerais seguro viagem dessa forma o segurado estará ciente do seus diretos e deveres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui