Passaporte extraviado, o que fazer?

0
203

Descobrir que você teve seu passaporte extraviado enquanto viaja pode ser um dos momentos mais angustiantes que você viverá no exterior.

Antes de entrar em pânico, tente lembrar que você não é a primeira pessoa a ter seu passaporte extraviado enquanto viaja, e, certamente não será o último.

Mantenha a calma e confira dicas pontuais para lidar com esse e alguns outros problemas que podem tirar o foco da diversão de sua viagem ao exterior.

O que fazer em caso de passaporte extraviado?

De forma geral, a substituição do passaporte deve seguir um processo relativamente similar em todo o mundo. Siga as diretrizes abaixo para obter soluções para seu passaporte extraviado na maioria dos países.

Relatar o incidente

Ao lidar um passaporte extraviado, não importa a gravidade do crime – ou mesmo se você foi roubado – é importante informar a perda para que seu passaporte seja suspenso.

– Se possível, entre em contato com as autoridades locais para obter um relatório policial documentando a ocasião do passaporte extraviado.

  • Embora um relatório policial não seja necessário para substituir seu passaporte, ele pode ajudá-lo a confirmar as circunstâncias que cercam o documento em falta e agilizar o processo de substituição.
  • Você também pode usar esse relatório ao fazer uma reivindicação por meio de sua apólice de seguro de viagem internacional, se o incidente tiver causado a perda do voo de retorno ou de outra parte da sua viagem.

Entre em contato com o Portal Consular do Brasil

Para obter um novo passaporte para substituir seu passaporte extraviado, que você deve ter em mãos antes de poder retornar ao Brasil, visite um escritório oficial do governo do Brasil no país que está visitando.

– Para encontrar o escritório mais próximo, visite o portal Consular, que tem uma lista completa de cada escritório presente em todo o mundo.

– Depois de localizar o escritório mais próximo, você geralmente precisará marcar uma consulta para visitar o escritório pessoalmente.

  • Os funcionários deste escritório poderão ajudá-lo a obter a documentação apropriada e iniciar o processo de solicitação de um passaporte substituto para seu passaporte extraviado.

O que você precisa ter para ir ao Consulado

Quando você chegar à embaixada ou consulado local (geralmente aberto durante o horário comercial), você provavelmente receberá instruções detalhadas sobre os formulários que precisa preencher.

– Você também precisará de formulários de identificação e detalhes sobre seus planos de viagem para obter um passaporte substituto.

  • Quanto mais informações você puder fornecer, mais rápido o processo poderá começar.
  • Traga consigo um documento de identidade com foto e um comprovante de cidadania brasileira (uma cópia do passaporte ausente – se você tiver uma – ou uma certidão de nascimento) para a sua consulta.

– Se os seus planos de viagem exigirem uma substituição urgente, não se esqueça de trazer a documentação dos seus voos regulares ou bilhetes de trem.

– Você pode obter um passaporte expedito de validade limitada (será necessário substituir esse passaporte temporário quando voltar ao Brasil) se tiver planos imediatos de deixar o país em que seu passaporte foi perdido ou roubado.

 

– Um passaporte de validade completa pode levar um pouco mais de tempo para chegar, mas esses passaportes são válidos por anos e, portanto, essa opção deve ser usada em qualquer caso que não seja uma emergência.

Preparando-se para esta situação com antecedência

Lembre-se, nenhuma viagem nunca vai sair completamente como planejado. Alguns imprevistos, porém, como um passaporte extraviado, são maiores que os outros.

Estar preparado para esses incidentes pode ajudá-lo a recuperar-se rapidamente e voltar à parte divertida das viagens em poucos dias.

Sempre viaje com uma cópia do seu passaporte (coloque uma cópia em papel na sua bagagem ou salve uma cópia no Google Docs ou no Dropbox para poder acessá-la em qualquer dispositivo) e deixe uma cópia com um contato em casa.

Assim, fica mais fácil evitar que ter o seu passaporte extraviado estrague por completo sua viagem! Caso isso aconteça, siga as dicas acima e boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui