Seguro viagem franquia

0
27

O seguro viagem franquia é um valor que indica a sua participação nas despesas caso o seguro seja acionado. Isso significa que você vai precisar arcar com o valor da franquia para a atuação da seguradora para proteger o passeio.

Você paga o seguro viagem normalmente, mas como o preço é mais baixo, você vai precisar pagar novamente para utilizá-lo. O valor pago é o que chamamos de franquia.

Isso acontece porque, quanto maior o valor da franquia, menos despesas ficará sobre o encargo da seguradora. Assim, a franquia pode ser uma forma de baratear o preço do seguro viagem para você.

Entenda detalhadamente como funciona o seguro viagem franquia

O seguro viagem franquia é um valor estabelecido na apólice de seguros que representa a participação do segurado nos prejuízos resultantes de certos tipos de sinistro. Traduzindo, é a parte do valor do conserto do bem protegido que fica a cargo do próprio segurado, como se fosse uma coparticipação.

No geral, as franquias funcionam da seguinte forma:

·        Se, após um sinistro, o custo de valor gasto for inferior ao valor da franquia estabelecido na apólice, o segurado deverá arcar com todo o valor, não recebendo qualquer indenização da seguradora;

  • Se o custo do valor gasto for superior ao valor da franquia, aí sim a seguradora deverá pagar indenização;
  • Quanto maior o valor da franquia, menor o risco da seguradora. Portanto, menor será o preço do seguro.

Por isso, o seguro viagem franquia pode ser usado para se baratear o valor do seguro. O segurado pode optar por elevar o valor da franquia a fim de pagar menos no prêmio. Mas ao fazer isso, sua participação no pagamento dos valores decorrentes de sinistros aumenta.

Entenda os tipos de franquia

Existem dois tipos de seguro viagem franquia, simples e dedutíveis.

  • Simples

A participação do segurado limita-se aos prejuízos que não ultrapassarem o valor estabelecido para a franquia. Se os prejuízos custarem um valor superior ao da franquia, a seguradora arcará com o valor integral do pagamento até o limite do valor segurado.

A franquia simples costuma ser adotada pelas seguradoras quando o limite de indenização contratado é baixo.

  • Franquia dedutível

Prevê uma participação obrigatória do segurado em todos os prejuízos resultantes de sinistros cobertos e nos quais a franquia é devida. Se o prejuízo for inferior ao valor da franquia, o segurado arcará com o custo dos reparos integralmente.

Se for superior ao valor da franquia, o segurado pagará a quantia referente ao valor da franquia, e a seguradora paga o restante.

A franquia dedutível é a mais usada neste mercado de seguros, especialmente no seguro de automóveis.

Os tipos de franquia também podem ser classificados quanto ao seu valor. A franquia pode ser normal, majorada ou reduzida. A franquia normal é o valor padrão estabelecido nas apólices.

  • Ao contratar uma franquia majorada, o segurado reduz o preço do seguro ao aumentar a sua participação no pagamento dos reparos dos sinistros sujeitos à cobrança de franquia;
  • Já a franquia reduzida aumenta o prêmio do seguro, ao prever um valor de franquia menor. Ou seja, é mais fácil o prejuízo coberto ultrapassar o valor da franquia e obrigar a seguradora a pagar indenização, ficando menor a participação do segurado;
  • No caso de um seguro automotivo, por exemplo, a franquia majorada pode ser contratada por alguém que se julgue prudente e que está mais preocupado com roubo, furto ou perda total;
  • Já a franquia reduzida pode ser contratada por motoristas inexperientes, que rodam muito, que costumam estacionar na rua ou que costumam correr.

Gostou do conteúdo sobre o seguro viagem franquia? Comente o que achou e compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui